domingo, 13 de agosto de 2017

Nua e Crua

           O mundo em que vivemos é decadente e asqueroso, repleto de seres que agem somente com os seus interesses em vista enquanto criam a ilusão de que o fazem por um bem maior. Nem sempre foi assim, ou melhor, nem sempre aparentou ser assim. O mundo não tem culpa, aqueles que não se sabem conter face à posse de poder é que têm.

            A complexidade de toda a farsa é o grande segredo de tudo. Não é à toa que se diz que nunca se deve subestimar o poder de pessoas estúpidas em grandes grupos, e tal é sempre tido em consideração. Basta que esta constante se mantenha na equação para que tudo seja facilmente manipulável e nenhuma pergunta ou constatação inconveniente seja feita. Nem todos conseguem aperceber-se disso, não só por causa do esforço tremendo para o impedir, mas também do estado de espírito necessário para ver para além da mentira.

            Quando se está durante um longo período de tempo num túnel sem fim onde a luz no seu fundo está sempre à mesma distância, torna-se fácil observar e estudar as pequenas teias que abrangem tudo e todos, e que os movem ao bel-prazer de quem as puxa.

            Não sinto qualquer tipo de prazer em constatar este tipo de realidade, muito pelo contrário. Tanto quanto sou levado a crer, ainda estou nesse mesmo túnel, apenas mais perto da luz, o que quer que seja que isso represente. A verdade é que a realidade é esta. Nua e crua. A mão que é estendida, quando chegar o momento apropriado, aparecerá para pedir algo em troca. A palavra que foi prometida, ao ver que afinal não é vantajoso, não regressará para ser cumprida. Ao fim e ao cabo, a podridão continuará a arrastar-se, apenas disfarçando-se nas mais esbeltas formas.

            A ignorância não deixa de ser uma bênção, e não nego o meu ocasional interesse em trocar de perspectivas com outros, não só para que eles também se apercebam, como também para ver algo mais que não isto. Mas recuso-me a ceder a esta tentação, não por eles pois não me dizem nada, mas sim porque as profundezas da minha mente não são um bom sítio para se estar… mas, para aqueles que agora conseguem ver, o verdadeiro desafio fica em cima da mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário